No último final de semana Maia e eu fomos à Caixa Econômica Federal, no prédio do teatro, para ver as quatro exposições abertas ao público. As quatro são diferentes, e duas nos chamaram, particularmente, atenção: a de João Roberto Ripper e a de Oswaldo Goeldi.
O primeiro, João Roberto Ripper, é fotógrafo. Dois pequenos corredores encerram seleção de belíssimas fotos em preto e branco. São dedicadas a brasileiros que vivem distante do País urbanizado. A maior parte das fotos mostra, de perto, em desconfortável close, a imagem de carvoeiros de ambos os gêneros e de diversas faixas etárias. Outras mostram idosos, crianças em diferentes situações. Todas, digamos precárias - do ponto de vista da qualidade de vida daqueles que estão lendo (ou escrevendo) este blog.
Vale muito a pena ir. A exposição vai até o dia 28 de fevereiro, domingo, das 9h às 21h.
Site do artista: http://www.imagenshumanas.com.br.
O segundo, Oswaldo Goeldi, é xilogravurista. Impressionante. Arte de carimbar com madeira. O artista talha um pedaço de madeira liso, dando forma à imagem. Pinta a madeira e pressiona-a contra um papel. A habilidade de Goeldi é surpreendente. Chamou-nos atenção, em particular, a destreza com que o xilogravurista joga com luz e sombra.
Imperdível. A exposição termina no dia 21 de fevereiro, nos mesmos horários.
Site do artista: http://www.oswaldogoeldi.org.br.
(...) Foi uma das poucas vezes que saí num sábado a tarde para aproveitar o pouco de cultura que Brasília oferece. Encontramos algumas pérolas.
Eu iria achar as fotos de carvoeiro coisa batida. Em preto e branco ainda.....
ResponderExcluirFotos de carvoeiros não sei, mas fotos em preto e branco é o que há de mais refinado. São em geral esteticamente mais belas que fotos em sépia ou em cor.
ResponderExcluirAcho um recurso estético desgastado. Foi interessante no início. Mas hj qlq fotógrafo de casamento e formatura usa esse formato achando que é "refinado". Acho que os bons fotógrafos atuais sabem usar a luz e as cores como recurso para contar a sua história.
ResponderExcluirNo meu álbum de formatura vetei todas as fotos preto e branco. pq eu sou colorido...
huauahuauhahuahuahuahua
ResponderExcluirtá bom bbb10