Este blog é um esforço civilizatório pelo bom gosto.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dom Francisco ou Seu Chico

"Este café é tão amargo... quanto a vida para algumas pessoas", diria um ministro sobre o café do IRBr. Seu Chico, responsável pelas guloseimas do Instituto, reclama que até o açúcar deve ser comprado após licitação pública.

Debutei no RW em jantar no Dom Francisco, Park Shopping. Foi a segunda opção de ontem a noite, já que o lugar escolhido (Alice, QI 17 Lago Sul) estava fechado. Confesso que, talvez pelo nome do restaurante, temi que o serviço, a apresentação e a comida fossem equiparados ao que temos no IRBr - seja culpa do Seu Chico, seja pela nossa arquitetura institucional federal. Confesso [2] que meu temor foi mais por aversão inicial às opções de prato principal que coisa. Explico: as opções eram ou bacalhau, ou cordeiro com polenta. Problema: não gosto nem de bacalhau nem de polenta.

Sem saída, decidi pelo cordeiro. Abstraindo a polenta, chateei minha companheira de mesa sobre a significativa possibilidade de a carne vir mal preparada - coisa comum de acontecer.
"É díficil de cozinhar", alegam. Ora, e por que oferecem?
"E por que você pede", me perguntariam. "Para ser Chateau", afirmo, "até encontrar algo decente".

Encontrei.

Excelente prato principal. Carne macia, porção ideal, molho correto na acentuação das nuanças da carne. Feliz, até gostei da polenta - foi-se trauma de infância e eventuais sessões em divãs de veludo.

Pontos também para a entrada e para a sobremesa. Pedi, respectivamente, a mini salada tropical e o cheesecake de banana. Tudo muito bem apresentado, porções bem servidas (algo grande, até) e excelente atendimento - obrigado D. Francisco! Garçons atenciosos, simpáticos, prestativos e desenvoltos. Quase uma anormalidade em Brasília.

Para completar o jantar, tivemos a felicidade de pedir um Quinta do Cachão, 2005, da região do Douro. Embora menos pesado que a carne, sabia impor-se no paladar e salientar-se. Preço acessível. Recomendo.

Não atoa, o jantar demorou 3 horas - por escolha nossa.

Em suma: ambiente agradável, ótimo atendimento e serviço, comida bem preparada.

(...) E nada como uma excelente companhia para engrandecer um bom jantar.

4 comentários:

  1. Querido,

    Não é boa a vida quando ela nos agracia com boas surpresas?
    Parabéns pelo jantar, veremos o que mais de bom nos aguarda.

    Em tempo, há anos não vou lá. Feliz em saber que o atendimento continua bom.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o Dom Francisco. Será o próximo da wish list gastronômica.

    ResponderExcluir
  3. não fala assim do café do seu Chico, que ganhou o prêmio de "o pior da esplanada", nas palavras de um chefe de gabinete!

    e atendimento bom em Brasília é raridade, agradeça por ter encontrado

    ResponderExcluir
  4. Bem,
    eu ja fui no Dom Francisco um TRILHAO de vezes. Mas jamais havia ido no do Parkshopping. Resumindo: bom atendimento, cordeiro ok e tiramisu perfeito.

    E devo dizer, que todas as TRILHOES de vezes quem fui no DOM FRANCISCO nunca nunca recebi um mal atendimento seja na eterna academia ou na recente visita ao Park Shopping

    ResponderExcluir